Núcleo da Cultura Tradicional
Divulgação e sensibilização sobre trigos ancestrais, sem modificação genética, com grão moído em moinho de pedra e produção com longa fermentação, de preferência com fermento natural (massa-mãe, crescente). Convidados: agricultores, moleiros, padeiros, entre outros.
Reavivando uma atividade que teve um feedback muito positivo no ano anterior, recuperou-se a promoção pelo CCRS das formas de expressão, criatividade e de arte populares, num contexto de festa, através de um “Arraial” de Festa Popular. A cultura tradicional portuguesa surge como um dos eixos de interesse a dinamizar, principalmente em contexto de atividade musical, com envolvimento de outras áreas como a gastronomia.
Refeições com animação cultural, entre almoços e jantares, esta atividade pretende juntar cooperantes e ementas de todo o mundo. Com um foco especial de aproximar a comunidade ao Centro Cultural Regional de Santarém e vice-versa.
O Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra (GGCC) sediado no CCRS hà 37 anos, dedica-se à divulgação do canto e música académica de Coimbra, fundamentado na ligação académica de décadas entre as duas cidades e tendo por objetivo a divulgação deste tipo particular de música, sempre consciente da necessidade do envolvimento de novos músicos e cantores e da fidelização de novos públicos. Como é habitual desde à muitos anos, este grupo organiza nas escadarias da Sé de Santarém uma Serenata Tradicional, para a qual convida e homenageia todos os anos figuras de renome nacional do fado de Coimbra, tendo especial cuidado no convite a jovens grupos por forma a rejuvenescer e manter viva em Santarém esta tradição, bem como serenatas marianas em algumas freguesias rurais pelo nosso concelho. Integrado no Abril’Arte das comemorações dos 50 anos de abril.
Como vem sendo já tradição no CCRS, os fados de Lisboa são uma presença habitual e apreciada no Fórum Mário Viegas. Levando sempre vozes consagradas do panorama nacional, o CCRS tem o cuidado de mostrar valores amadores da região. Criando um ambiente de tertúlia saudável, proporcionamos um serão cultural de expressão artística de grande adesão, pautando-nos sempre por um padrão de qualidade ao nível dos cantores e dos instrumentistas, nos quais também procuramos revelar os valores jovens de qualidade da região.