ccrsantarem.org

NÚCLEO DA FOTOGRAFIA

19 às 19H

Os encontros de fotografia, com o título “19 às 19” vieram dar lugar aos serões de fotografia. Continua sendo um espaço de enorme importância para fotógrafos amadores e profissionais, pois oferece a oportunidade de aprender com outros fotógrafos experientes e ampliar o conhecimento sobre o mundo da fotografia, e as técnicas usadas nos mais variados temas. Os encontros de fotografia “19 às 19” como está subentendido realizam-se no dia 19 de cada mês às 19h00. Neste novo formato planeamos 8 encontros (Janeiro; Fevereiro; Abril; Maio; Julho; Agosto; Outubro e Novembro). 19 às 19h oferece conhecimentos valiosos sobre técnicas, equipamentos e habilidades que podem ser aplicadas na prática e conhecer novos trabalhos e estilos, o que pode inspirá-los a experimentar novas abordagens. São uma excelente oportunidade para interagir com os participantes, fazer novos contatos com outros fotógrafos e desenvolver a sua criatividade. Estes continuam a ser uma ferramenta importante para fotógrafos que desejam manter-se atualizados e conectados com a comunidade fotográfica, bem como aprimorar as suas habilidades e ampliar as oportunidades na área.

Passeios de Fotografia

Estão ainda previstos 4 passeios fotográficos para 2024, com destinos de sobejo interesse, tais como a Vila Franca de Xira, com visita à exposição de fotografia de Alfredo Cunha, patente no Museu do Neo Realismo, entre outros. Teremos o já tradicional passeio no dia 19 de Março, “Objectiv@ Santarém 3”, marcante no feriado municipal. Daremos continuidade a outros passeios interligados com aspectos históricos, onde se pretende, através de visitas guiadas e temáticas, desenvolver a sensibilidade, o conhecimento do património edificado e natural. Efetuado o registo dos temas multidisciplinares, como será o caso da visita ao museu das Mantas de Belver e ao Castelo desta localidade. Estes passeios pretendem contextualizar a troca de informações técnicas em dois domínios distintos – história e fotografia, constituindo assim também uma ação de formação em ambiente informal. A sua organização será em tudo semelhante aos Passeios já realizados pelo CCRS. Os resultados dos passeios poderão ser objeto de discussão nos encontros de fotografia “19 às 19”.

Oficinas de Fotografia

Pretendemos ainda dar continuidade às oficinas de fotografia. Para este ano 2024 a aposta vai ser focada no Analógico, quer na captação da imagem quer da revelação de película e impressão em papel. Consideramos que estas oficinas são importantes por várias razões: Aprendizagem de habilidades técnicas, tais como ajustes das configurações do equipamento fotográfico, composição, iluminação e edição de fotos. Essas habilidades são fundamentais para produzir fotos de alta qualidade além do desenvolvimento de criatividade. Durante as oficinas de fotografia, os participantes podem receber feedback e crítica construtiva sobre o seu trabalho. Isto ajuda a identificar áreas onde podem melhorar e a aprimorar as suas habilidades, com acesso a equipamentos e recursos. Neste sentido, com início em Março e no primeiro sábado de cada mês, o NF do CCRS coloca à disposição o seu laboratório de fotografia para preto e branco, para ambas as modalidades (uso individual e uso com acompanhamento).

Maratona de Fotografia

A maratona de fotografia é um evento em que os participantes têm um determinado período de tempo para capturar imagens que atendam a certos critérios, que podem variar de acordo com o tema da maratona. Geralmente, a maratona de fotografia é uma competição em que as imagens são avaliadas por um painel de júris e os vencedores recebem prêmios ou reconhecimento pelo seu trabalho. As maratonas de fotografia são organizadas pelo Núcleo de Fotografia do CCRS, sem fins lucrativos, reunindo grupos de fotógrafos ou indivíduos que desejam promover a arte da fotografia. Os temas podem ser bastante variados, incluindo paisagens, retratos, vida urbana, natureza, entre outros. Os participantes são informados do tema da maratona no início da mesma e devem ter as suas próprias câmaras e equipamentos fotográficos. Estes terão um determinado período de tempo para capturar suas imagens e, em seguida, devem selecionar as melhores fotos para apresentarem ao júri. As maratonas de fotografia são uma excelente oportunidade para os fotógrafos experimentarem novas técnicas, desafiarem as suas habilidades e conectarem-se com outros fotógrafos da comunidade de Santarém. Além disso, a competição pode ser uma ótima maneira de destacar o trabalho de fotógrafos talentosos e promover a fotografia como uma forma de arte. O Núcleo pretende promover anualmente uma maratona de fotografia, com a intenção que passe pelas várias freguesias do Concelho de Santarém. As fotografias resultantes das Maratonas servirão para executar exposições nos locais fotografados.

Exposição de Fotografia

Tal como foi feito em anos anteriores, o Núcleo de Fotografia pretende continuar a programar exposições de fotografia. Consideramos que as exposições de fotografia são importantes pois mostram a arte da fotografia, permitindo que o público veja e aprecie o trabalho de fotógrafos talentosos, reconhecendo a fotografia como uma forma legítima de arte. Educam e inspiram. Oferecem uma oportunidade para ver diferentes estilos de fotografia, técnicas e abordagens artísticas que podem inspirar e desafiar os espectadores a experimentar novas ideias e técnicas. Fornecem uma plataforma para o diálogo, facilitam o iniciar de conversas sobre questões sociais, políticas e culturais. Trazendo à tona temas importantes e oferecendo diferentes perspetivas sobre o mundo ao nosso redor. O Núcleo de Fotografia pretende marcar anualmente uma exposição de fotografia de um autor de renome, com impacto nacional, bem como promover exposições de alunos da área da fotografia e dos membros do núcleo de fotografia, marcando o aniversário do núcleo (4 de outubro).