COMO TUDO COMEÇOU
O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) foi fundado em 1980 como cooperativa, com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, Município de Santarém e dos cooperantes fundadores, permitindo a aquisição do seu edifício-sede. Em 1996, homenageou o ator Mário Viegas atribuindo seu nome ao Fórum/Galeria/Sala de honra polivalente. O CCRS sempre manteve objetivos de formação, investigação, animação cultural e promoção de atividades culturais, abrangendo Artes Plásticas, Teatro, Cinema, Música, Literatura, colóquios e debates sobre a cidade, região e cidadania.
Inicialmente, as suas atividades abrangiam toda a região, mas nos anos 80 passaram a focar-se na cidade e concelho de Santarém, devido ao desenvolvimento cultural das vilas vizinhas. Uma das iniciativas relevantes foi a elaboração e edição do “Diagnóstico Socio Cultural do Ribatejo”.
O CCRS desenvolveu diversos núcleos, incluindo Teatro, Escola de Música (origem do Conservatório de Música), Grupo Guitarra e Canto de Coimbra, núcleos de Fotografia e de Artes.
Nos dias que correm, o CCRS conta com os Núcleos de Artes Sonoras, Artes Visuais, Cinema, Cultura Tradicional, Fotografia e Literatura, com uma programação ativa e constante, focado na descentralização cultural e na promoção e programação de eventos culturais para todos.